Tecnologia OpenFlow em switches é apresentada na ANSP

Arquitetura_OpenFlow_com_DM4000_e_DM4100.jpg
Arquitetura OpenFlow com DM4000 e DM4100

26/10/2012

A Datacom, líder nacional em desenvolvimento e fabricação de equipamentos de comunicação de dados, apresenta durante a próxima reunião semestral da ANSP – Rede Acadêmica de São Paulo, que acontece de 30 de outubro a 01 de novembro, em São Paulo, suas linhas de switches DM4000 e DM4100 que se caracterizam por suportar SDN – Software Defined Networking.

Uma das principais atividades do evento será o workshop “Introdução ao Protocolo OpenFlow”, ministrado pelo professor Dr. Cesar Marcondes, da UFSCar, que utilizará como plataforma de hardware os switches Datacom com OpenFlow habilitado. Já no dia 31/10 o evento terá como destaque a palestra sobre “Solução nacional para equipamentos OpenFlow”, ministrada por Adriano Favaro, Gerente de Produto da linha de Switches Ethernet da Datacom.

OpenFlow

OpenFlow é uma nova tecnologia que oferece aos clientes controle e flexibilidade para configurar seus ambientes de rede baseados em fluxos de dados, de acordo com as suas necessidades e especificações, reduzindo significativamente a complexidade dos dispositivos de rede e permitindo de maneira padronizada a automatização de tarefas. Ao reduzir o tempo necessário para fazer alterações na rede, o OpenFlow permite à equipe de TI responder às novas necessidades em tempo real.

Switches com SDN

Consiste em um hardware especializado em tratamento e encaminhamento de pacotes em wire-speed baseado nas séries DM4000 e DM4100 de switches de alta capacidade da DATACOM, com interface de controle externo através de servidores que sejam aderentes a especificação OpenFlow 1.0 criada pela Universidade de Stanford.

O hardware é controlado por uma camada de software que permite a inicialização, controle e monitoramento do equipamento. Sobre esta camada o protocolo de controle OpenFlow 1.0 é implementado, permitindo o provisionamento e monitoramento de portas e fluxos. A configuração é mantida em servidores externos OpenFlow 1.0 (como NOX, FloodLigth entre outros compatíveis) que são responsáveis por manter o database de controle dos diversos equipamentos da rede. Sobre o Server Controller o usuário pode adicionar as aplicações experimentais ou de produção, com flexibilidade e total controle da rede.

A partir desta solução é possível que o controle dos elementos de rede possa ser centralizado em servidores externos. Destaca-se também por simplificar e flexibilizar a criação de novos serviços. Entre suas aplicações está a ampliação e inovação dos serviços de software de datacenters, oferecendo maior rapidez às novas demandas dos usuários.

Sobre a Datacom

A Datacom é líder nacional na fabricação de soluções IP e equipamentos para o setor de telecomunicações. Oferece às operadoras ampla linha de produtos para infraestrutura de redes de telecomunicações, com o emprego de tecnologias Ethernet, MSAN, SDH, PDH e xDSL para atender projetos de padrões internacionais. Com clientes no Brasil e no exterior, a empresa se destaca pelos investimentos em P&D e na fabricação nacional, com empregos diretos de 800 colaboradores, dos quais 400 em Pesquisa e Desenvolvimento, e uma fábrica com capacidade de produzir 100 mil equipamentos/mês. Atualmente possui cinco Labs na região sul do Brasil: dois Labs em Porto Alegre, um em Santa Cruz do Sul, um em Florianópolis e um em Curitiba.

Informações para a imprensa – Agência Office Press:
Jornalista Guto Moisés – Fenaj 6543/RS
gutomoises@officepress.com.br
Cel.: 51 9968 7000 e 51 3325 6061

  • CONJUNTO_01_0_0.png