Datacom define estratégia para OpenFlow

Noticia_OpenFlow.jpg
Arquitetura Básica OpenFlow com DM4100

20/08/2012

Com o suporte à OpenFlow em sua linha de Switches Ethernet DM4000 e DM4100 a Datacom se posiciona como a única empresa nacional a suportar SDN – Software Defined Networks - em suas linhas de produtos.

OpenFlow é uma nova tecnologia que oferece aos clientes controle e flexibilidade para configurar seus ambientes de rede baseados em fluxos de dados, de acordo com as suas necessidades e especificações, reduzindo significativamente a complexidade dos dispositivos de rede e permitindo de maneira padronizada a automatização de tarefas. Ao reduzir o tempo necessário para fazer alterações na rede, o OpenFlow permite à equipe de TI responder às novas necessidades em tempo real.

A solução Datacom possibilita que o controle dos elementos de rede possa ser centralizado em servidores externos, reduzindo a complexidade, custo dos equipamentos e uniformizando a rede de pacotes. Adicionalmente, amplia a possibilidade de pesquisa e experimentação de novos protocolos em redes de teste e também em redes de datacenters.

A solução consiste em um hardware especializado em tratamento e encaminhamento de pacotes em wire-speed baseado nas séries DM4000/DM4100 de switches de alta capacidade da DATACOM, com interface de controle externo através de servidores que implementem a especificação OpenFlow 1.0. O diagrama anexado a esta da notícia mostra a arquitetura básica de aplicação do OpenFlow.

O hardware da linha DM4000/DM4100 é controlado por uma camada de software que permite a inicialização, controle e monitoramento do equipamento. Sobre esta camada o protocolo de controle OpenFlow 1.0 é implementado, permitindo o provisionamento e monitoramento de portas e fluxos.

A configuração é mantida em servidores externos - como NOX, FloodLight, entre outros compatíveis - que são responsáveis por manter o database de controle dos diversos equipamentos da rede. Interagindo com os servidores externos o usuário pode adicionar as aplicações experimentais ou de produção, com flexibilidade e total controle da rede.

Embora o principal foco do SDN sejam aplicações de datacenter, espera-se também aplicações WAN em redes experimentais utilizando a tecnologia. Datacenters necessitam de uma dinâmica de mudança compatível com as modernas tecnologias de virtualização, bem como possuem largura de banda significativamente maior, o que sinaliza que a adoção desta tecnologia se dará primeiramente neste ambiente.

  • Linha_DM4000_-_20071025_210914.jpg
    CONJUNTO_01_0.png