Empresa

A DATACOM iniciou suas atividades em outubro de 1998, em uma época que poucos acreditavam que ainda seria possível viabilizar uma empresa de telecomunicações com tecnologia nacional. A privatização do Sistema Telebrás estava iniciando e a abertura do mercado de telecomunicações e informática já estava em andamento. Contrariando a tendência, a DATACOM apostou na criação de produtos com tecnologia própria e engenharia nacional.

Os primeiros produtos foram os conversores de interface V.35 para G.703, de 64kbit/s e 2Mbit/s. Já nesta época, todo o tráfego da Internet brasileira, com destino a quaisquer outros países, passava por conversores Datacom.

Avançando, com espírito inovador, foi desenvolvido o conversor estruturado DM704C, nx64kbit/s, que veio atender a um mercado cuja demanda era suprida somente por produtos importados, com elevado prazo de entrega e custo muito maior. O DM704C inovou apresentando características inéditas, como cascateamento na interface E1 e fonte de alimentação universal, AC/DC full range.

Em 1999 a Datacom iniciou o desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Redes DmView e lançou o cartão SNMP para gerenciamento de modens padrão Telebrás, DMG20.

Em 2000 a empresa lançou o multiplexador TDM DM705, até hoje líder de mercado, com milhares de unidades instaladas em todas as operadoras de telecomunicações brasileiras.

Seguindo com a filosofia de lançar produtos de alto desempenho e excelente relação custo benefício, em 2001, a DATACOM lançou a linha de multiplexadores PDH ópticos DM4E1 e DM16E1, únicos que permitiam operação em anel, semelhante ao SDH, e que não utilizavam chip-sets, reduzindo drasticamente os custos desta categoria de produtos.

Em 2003, enquanto o mercado ainda estava operando com modens HDSL a Datacom lança o primeiro modem G.shdsl do mercado brasileiro, tanto na versão standalone DM991C, como na versão cartão, com 2 modens internos para o multiplexador DM705.

Ainda em 2003, a Datacom dá mais um importante passo no sentido de se transformar em uma empresa provedora de soluções broadband, lançando o multiplexador SDH DmSTM-1, primeiro produto nacional que realmente implementa todas as funções SDH e não apenas a estrutura de quadro SDH. O DmSTM-1 foi testado e aprovado em operação com todos os tradicionais fabricantes de equipamentos SDH, apresentando excelente compatibilidade.

Em 2004 a empresa mais uma vez inova, lançando o Multiplexador Multiserviço DM705-SUB, que agrega todas as facilidades de um multiplexador TDM com o desempenho e a confiabilidade de um multiplexador SDH. Ainda em 2004 a Datacom também lançou o modem G.shdsl, padrão Telebrás, DM991S e o multiplexador TDM sobre IP DM706 MiniMux IP.

Ainda em 2004, foram iniciadas as atividades de produção da fábrica SMD com equipamentos de última geração, o que trouxe mais flexibilidade e agilidade à empresa.

No início de 2005, a DATACOM mais uma vez se antecipa às tendências e lança a solução Ethernet, para o multiplexador SDH DmSTM-1, transformando-o no primeiro multiplexador SDH de Nova Geração (NG-SDH) do mercado brasileiro.

Ainda em 2005 a Datacom lança a linha DmSwitch 3000, primeira linha de Switches Metro Ethernet do mercado nacional, voltado para aplicações de alto desempenho tanto em redes Metro Ethernet como também em aplicações Enterprise, onde confiabilidade e performance são requisitos essenciais.

Em 2006 a empresa, além de adicionar novas facilidades para o multiplexador DM705-SUB com o lançamento dos módulos com 8 portas G.shdsl (DM705-DSL8), 8 portas de Switch L2 (DM705-Switch), 6 portas V.35 (DM705-6V35), 16 portas E1 G.703 (DM705-E1-16) e matriz de cross-connect com 260 linhas (DM705-CPU128), a empresa também apresentou o router GPRS DM1801 para transporte de dados sobre redes GSM. Ainda em agosto de 2006 a empresa lançou mais dois modelos para a linha DmSwitch, com 24 portas Fast Ethernet opticas e 4 portas GbE ópticas ou elétricas, um com comutação L2 e outro L3.

Em 2007 a DATACOM transformou o DM705-SUB em uma porta de entrada da rede TDM para o mundo IP com o lançamento da placa DM705-IP. Além disso, lançou a linha de multiplexadores multisserviço SDH de nova geração DM800 para aplicações até STM-64 e adicionou às suas soluções para Metro Ethernet a linha de switches DM4000 para core da rede, Ainda em 2007 a DATACOM lançou o modem-router SHDSL DM991CR, para transmissão de voz e dados no mesmo link a 2 ou 4 fios, além do lançamento das novas versões do Minimux DM706CR e DM706CS.

Ao longo dos últimos anos, a DATACOM também vem aperfeiçoando o Sistema de Gerência DmView, que na versão mais atual passou de um software de gerência de elementos para um software de gerência de redes, visto que é capaz de provisionar circuitos em redes TDM, SDH e Metro Ethernet que utilizem equipamentos DATACOM.

A DATACOM busca constantemente transformar tecnologia em vantagens competitivas para os clientes, através de pesados investimentos em pesquisa e inovação tecnológica e no foco nas necessidades dos seus clientes. Nossos produtos são desenvolvidos por equipe própria de desenvolvimento, com o completo domínio das tecnologias utilizadas e oferecendo ao mercado equipamentos de alto desempenho e preços competitivos.

Esta visão permite que nossos produtos agreguem eficiência e produtividade aos sistemas de transmissão de voz, dados e imagem, de modo que possam ser adaptados às mais diversas aplicações.

Buscamos, com isso, oferecer soluções completas aos nossos clientes, tanto no acesso como nas novas opções de transporte em evolução como NG-SDH e Metro Ethernet.

A qualidade dos nossos produtos e processos também é um objetivo permanente da empresa. Em 2003 a DATACOM recebeu a certificação de seu Sistema de Gestão da Qualidade, baseado na Norma NBR ISO9001:2000 pela DQS do Brasil. Este foi mais um passo importante na constante busca pela evolução da qualidade dos produtos e serviços DATACOM, preocupação que vem desde os primeiros dias de funcionamento da empresa e hoje está firmemente instalada entre os valores da empresa.